Conservação e Restauro


 

A prioridade dos trabalhos é sempre a preservação dos elementos existentes no seu aspeto original, evitando assim tratamentos que modifiquem irreversivelmente o conjunto, nos pontos de vista histórico e artístico. Consequentemente, realizar-se-á um diagnóstico ao estado de conservação das áreas a intervir, seguido de limpeza, estabilização e homogeneização das superfícies de pedra. Também elementos em madeira, metal e vitrais da igreja serão restaurados.

Primeiramente, será realizado um trabalho de documentação, registo fotográfico pormenorizado e cartografia das alterações, que deverá integrar o relatório intercalar da intervenção. Propõe-se ainda, a pré-fixação de elementos que apresentem algum risco, possíveis lascas, placas, fissuras e/ou fraturas. Serão ainda recolhidos e mapeados os fragmentos soltos e determinadas as zonas fragilizadas.

Os procedimentos de conservação e restauro procurarão também combater e mitigar a proliferação generalizada e severa de espécies biológicas, as alterações nas camadas superficiais da pedra, a presença de elementos fraturados e/ou deslocados e a existência de juntas degradadas e não funcionais que permitem infiltrações de água. O objetivo final é atingir a estabilização físico-química dos materiais constituintes e o restabelecimento da leitura estética das fachadas.

 

Anteriormente foram realizadas intervenções neste conjunto, em 2002 e entre 2009 e 2010. A primeira consistiu apenas numa limpeza teste e extração de camada biológica que resultou na obtenção de um nível de limpeza adequado, servindo atualmente como exemplo para as intervenções nas restantes superfícies arquitetónicas. Já a segunda, uma intervenção piloto, forneceu dados importantes de suporte ao projeto atual, visto que possibilitou o teste dos métodos de limpeza e a constatação do estado de conservação das superfícies de pedra.

Na atual intervenção, as principais ações serão a limpeza geral das madeiras, a sua substituição e/ou tratamento. Ao nível da pedra, para além da remoção de líquenes e outras espécies biológicas invasoras, será realizado o preenchimento de fissuras bem como a correção dos planos de escoamento das águas e fixação de elementos destacados. De forma simplificada, nesta intervenção algumas das técnicas que serão utilizadas incluem: a aplicação pontual, por pulverização, de um produto herbicida; a microestucagem; a reposição de volumes em argamassa; a aplicação de uma solução de hidróxido de bário através de compressas; a colagem de elementos fraturados e a hidrofugação final das superfícies em pedra, através do uso de um produto de base nanotecnológica com acabamento incolor.

Como já foi referido anteriormente, serão também intervencionados os vitrais que se encontram localizados na Charola e na Nave Manuelina. Estes encontram-se com bastante sujidade e algumas fraturas, áreas com perda de calafetagem, calhas de chumbo e demais elementos metálicos degradados. Será assim efetuado um processo de limpeza e posteriormente será feito o tratamento das calhas de chumbo e aros de suporte. Os vidros que se encontrarem em bom estado de conservação serão mantidos. Serão também verificadas as calafetagens e, caso seja necessário, colmatadas as lacunas com betume de vitralista. 

Durante todo o processo, serão produzidos dois relatórios técnicos. O primeiro, já referido, - relatório intercalar - será entregue após a conclusão dos levantamentos e mapeamentos e incluirá um exame diagnóstico, descrição das observações preliminares efetuadas no decurso do tratamento e documentação fotográfica do estado de conservação inicial. O relatório final irá conter uma descrição detalhada da intervenção, acompanhado da respetiva documentação gráfica e fotográfica.

É de salientar que todas as propostas de tratamento definidas estão de acordo com as normas e Cartas Internacionais da Conservação e Restauro.

 

Fotos e vídeos - Christopher Pratt e Orlando Oliveira ao serviço da Next Solution Lda.