FAQS


 

 

 

Qual a duração da obra?
A realização da obra tem a duração de 1 ano, estando prevista a sua conclusão para junho de 2023.

Quais são as áreas que estão a ser intervencionadas?
Os trabalhos estão a ser realizados na Charola e nas três fachadas (norte, poente e sul) da Nave da Igreja. Enquanto o tratamento estiver a decorrer, a icónica janela Manuelina irá ser coberta por uma lona e irão passar, através de ecrans colocados em diferentes locais, imagens/vídeos do progresso da obra.

O que se pretende com as obras que decorrem no Convento de Cristo?
O projeto de recuperação e limpeza do Convento de Cristo tem como objetivo a remoção da matéria biológica que se formou em volta da janela do Capítulo e demais áreas da igreja. Devido à sua grande importância foi concretizada uma prévia intervenção piloto, que decorreu entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, com intenção de testar métodos de limpeza e conjuntamente constatar o estado de conservação das superfícies pétreas. Uma vez aquilatado o modelo ideal de limpeza e acabamento, pretende-se atingir uma estabilização físico-química dos materiais constituintes e ainda o restabelecimento da unidade e leitura estética das fachadas.

Quais as técnicas utilizadas no processo de Conservação e Restauro do Convento de Cristo?

 

- A Pré-fixação de elementos pétreos
Para haver uma diminuição da perda de material pétreo procede-se, previamente à limpeza, à pré-fixação de elementos que se encontrem em risco de destacamento, como lascas, placas e fraturas que comprometam os trabalhos seguintes.

- A Aplicação de um produto biocida
Para a remoção da colonização biológica. Procedimento de aspersão de agente biocida.

- A Aplicação de herbicida sistémico
A pulverização ou injeção irá ser realizada pontualmente, exclusivamente nas zonas onde se encontram as herbáceas. Após o tempo de espera da atuação do produto, procede-se à extração das espécies herbáceas e das suas respetivas raízes.

- A Microestucagem
Utilizada para garantir que não existe risco na estabilidade do material pétreo, sendo assim, feita uma microestucagem pormenorizada em fissuras, fraturas, alvéolos, lascas e cavidades, mediante a colmatação com argamassa de estucagem.

- A Consolidação
Aplicação de uma solução de hidróxido de bário, consolidante, será utilizada nas superfícies que apresentem alguma forma de degradação. Procedimento realizado por pincelagem ou através da colocação da solução em compressas.

- Hidrofugação final
O produto hidrófugo de base nanotecnológica, com acabamento incolor, é aplicado à trincha ou por pulverização a baixa pressão, nas superfícies pétreas, verificando com antecedência se não existe qualquer alteração cromática. O propósito é conferir alguma impermeabilidade à água ao mesmo tempo permitir as naturais trocas gasosas da pedra.

Quem são os responsáveis pelas obras?
Os responsáveis pela execução das obras são a firma vencedora do concurso: STB- Reabilitação do Património Edificado, Lda., fiscalizados pela firma 44 Engenharia, Lda, em conjunto com os técnicos da DGPC (Direção Geral do Património Cultural), do Convento de Cristo e do consultor científico Professor Delgado Rodrigues. 

Qual a área do monumento?

O Convento de Cristo e o Castelo de Tomar têm aproximadamente 4 hectares de área de implantação, sendo um dos maiores monumentos de toda a Europa.

O monumento é Património da Humanidade?
Em 1983, foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO, nomeadamente porque se considera "uma obra-prima do génio criativo da humanidade" e está "directa ou materialmente associado a acontecimentos ou tradições, ideias, crenças ou obras artísticas e literárias com um significado universal." Para mais informações visite: Convento de Cristo.

Como posso saber mais acerca desta intervenção?
Pode acompanhar o desenvolvimento desta empreitada nas redes sociais, em:
www.facebook.com/patrimoniocultural.dgpc
www.facebook.com/ConventodeCristoTomar

Visitando-nos e assistindo aos clipes vídeo que temos permanentemente no percurso de visita.

 

Fotos e vídeos - Christopher Pratt e Orlando Oliveira ao serviço da Next Solution Lda.