Intervenção


 

Foto - Christopher Pratt e Orlando Oliveira ao serviço da Next Solution Lda

A empreitada “Convento de Cristo - Conservação, Restauro e Recuperação de fachadas e coberturas da igreja”, tem como objetivo a estabilização físico-química dos materiais constituintes e a preservação do aspeto e história original do monumento. Esta intervenção tem por base um estudo realizado pelo LNEC, “Conservação da envolvente exterior da Igreja do Convento de Cristo em Tomar”, em 2002.

Nesta empreitada serão efetuados procedimentos de Conservação e Restauro na Nave Manuelina, em todos os elementos estruturais e decorativos; as três fachadas da Igreja, abrangendo a área desde a platibanda até à sua base, e todos os seus elementos decorativos; a Janela Manuelina; a Charola templária medieval, incluindo os panos de parede, contrafortes, merlões e a torre do relógio ou sineira. Decorrerá também a recuperação da cobertura da Sala dos Cavaleiros na ala nascente da Enfermaria Conventual.

Esta intervenção, com a duração de um ano, teve início em junho de 2022 e é realizada pela firma STB – Reabilitação do Património Edificado Lda., fiscalizada pela firma 44 Engenharia, segundo metodologias definidas conjuntamente por técnicos da DGPC, do monumento e do consultor científico Professor Delgado Rodrigues.

O Convento de Cristo ao integrar a lista do Património Mundial da UNESCO, e na sequência dos diversos programas de investimentos e recursos no restauro e reabilitação dos imóveis dependentes da DGPC, foi selecionado para esta intervenção de conservação e restauro histórica, com um valor total de investimento na ordem de um milhão de euros, proveniente de fundos comunitários. Foi estabelecida uma parceria com o Instituto Politécnico de Tomar- IPT, porquanto se pretende implementar o modelo de “Obra Aberta”, onde é possível o acompanhamento dos diversos trabalhos por parte do público, quer através das redes sociais, com apresentações multimédia no local, quer pela possibilidade de visitas de estudo.